Mulheres pompeanas – parte II

Publicado por Sebastião Verly 12 de março de 2025
Ana Coroacy foto APPMG

Ana Coroacy foto APPMG

Continuação da parte I: https://www.metro.org.br/sebastiao/mulheres-pompeanas-parte-i/

Reitero o cuidado de mencionar que são apenas alguns exemplos de inúmeras mulheres que contribuíram para que Pompéu seja hoje a cidade cosmopolita que é, no sentido que há pompeanos se destacando nos vários quadrantes do globo mas que mantém o vínculo com a terra natal.

Aproveito esta oportunidade para registrar os nomes de pessoas que estão na lembrança de muita gente. Começo com o nome de Ana Coroacy dos Santos Torquato, conhecida como Coroacy ou simplesmente Coroa. Nasceu m Pompéu em 1906 e faleceu em Belo Horizonte aos 95 anos. Em 1931, Coroacy liderou o grupo de professoras que fundou a Associação dos Professores Primários de Minas Gerais (APPMG), hoje Associação dos Professores Públicos de MG. Coroacy teve uma atividade política marcante tendo assinado o Manifesto contra a Bomba Atômica, Luta pelo Direito de Voto Feminino e é pioneira nas greves das professoras, tendo enfrentado problemas com o DOPS, a polícia política que perdurou até a Ditadura Militar que a considerava comunista. Na época acontecia do salário das professoras atrasar em até 10 meses, e inevitavelmente as greves eram permanentes. Em 1º de janeiro de 1939, fez o discurso na reunião solene da fundação Do Município de Pompéu.

Dayse Campos de Sousa é uma psicóloga e psicomotricista, ela possui graduação em Psicologia pela FUME e Mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual do Ceará. Dayse também é sócia fundadora do Capítulo Cearense de Psicomotricidade e membro da Comissão Científica do Capítulo Cearense de Psicomotricidade com uma vasta experiência na área. Ela é coordenadora e professora do curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade na Universidade Estadual do Ceará e professora titular na Faculdades Nordeste/FANOR. Além disso, Dayse é mentora e coordenadora dos trabalhos de acolhimento, mediação e psicomotricidade do Instituto de Promoção à Nutrição e ao Desenvolvimento Humano (IPREDE).

Edméia da Conceição de Faria Oliveira, conhecida literariamente, por Edméia Faria, também nasceu em Pompéu e mora em Belo Horizonte. É professora, educadora, folclorista, escritora e promotora de leitura premiada nacionalmente, com vasta obra publicada voltada especialmente para o público infantil. Edméia conquistou, dentre outros, os prêmios nacionais: O Livro do Ano, Prêmio Monteiro Lobato de Literatura Infantil, Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura Junto a Crianças e Jovens de Todo o Brasil, e o Prêmio FNLIJ Leia Comigo − promoções da Biblioteca Nacional e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil−FNLIJ. O trabalho de Edméia vem sendo divulgado também internacionalmente.

Heliana Kátia Tavares Campos é nome de destaque nacional e latino americano. Kátia, como é conhecida é engenheira civil, com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFMG e Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UnB. Foi idealizadora do “Fórum Nacional Lixo e Cidadania” e da “Campanha Criança no Lixo Nunca Mais” da UNICEF. Foi consultora do Ministério do Meio Ambiente e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Dirigiu os Serviços de Limpeza Urbana de Belo Horizonte e do Distrito Federal, quando liderou o encerramento do Lixão da Estrutural. Heliana Kátia é também dirigente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Distrito Federal (ABES-DF).

Vera Lúcia Campos Santos nasceu em Pompéu em 1953. Vera é professora de Odontologia na Universidade do Rio de Janeiro há 46 anos. Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia-MG (1976), especialista em Odontopediatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-RJ (1977) e mestre em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-RJ(1989). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Odontogênese e suas alterações e Traumatismos dentários nas dentições decídua e permanente. É coordenadora da cirurgia oral menor e do Projeto de Extensão em Traumatologia Dentária da Disciplina de Odontopediatria da FO/UERJ desde 2006. Autora dos livros: Diagnóstico e tratamento das anomalias da odontogênese e Primeiros socorros para seus filhos: traumatismo dentário: manual prático para pais, professores, técnicos e responsáveis. É autora de uma dezena de Obras nos mais diversos campos da Odontologia. Fez parte de dezenas de Bancas de avaliação de Doutorado em Odontologia.

Cleurice Fernandes Alves, nascida em Pompéu. Frequentou Colégio Angelo Roncalli e Fafi-BH. Trabalhou como Diretora Cultural no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, como Redatora no Jornal Estado de Minas e foi eleita Juiza Classista.

Adilcéia Campos Silva, Psicóloga, psicanalista, formada em psicologia, pela FUMEC, com 30 anos de trabalho em saúde pública especializada em saúde mental, com experiência em Psicoterapia focada em Transtornos de Ansiedade.

Originária de Pompéu, a Dra. Dea Maria de Melo Iani é Medica Pediatra e destaca-se ao participara da Operação Sorriso com atuação internacional.

Não podíamos deixar de citar também Grijalva Maria de Campos, advogada aposentada com larga folha de atividades em Pompéu, filha do pioneiro fabricante de laticínios Thomaz Campos, Maria da Conceição Alves dos Santos Afonso professora de Letras em Pompéu e Maria da Conceição Louzada, a Preta, primeira pompeana formada em Sociologia pela UFMG além de ser cantora amadora de sucesso. Citamos também Neuma Aparecida Campos Rodrigues nascida em 1960. Formada em  Belas Artesda UFMG, trabalha com arte especializada em Raro Papel.

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!