O Código de Trânsito Brasileiro, que completou dez anos em 2008, relata no artigo 104 a obrigatoriedade da inspeção veicular. O projeto que pretende regulamentar essa inspeção ainda está em trâmite no congresso. Detalhe: desde 2001.
Enquanto isso, a Alemanha já realiza essa inspeção há 90 anos. O funcionamento é bem simples: Os carros novos devem fazer a primeira depois de três anos. Aí o prazo vira dois anos.
Cada inspeção dura 15 minutos e custa 90 euros. Itens como emissão de poluentes, estado dos pneus, estado da lataria, funcionalidade dos freios, suspensão e motor são verificados. Se algum item estiver fora, um relatório é emitido e o proprietário tem até 30 dias para resolver.
Simples, não? Só que no Brasil, segundo o Denatran, há cerca de 30% de carros que não passariam nessa inspeção. E são muitas pessoas que não tem condição de comprar outro. E nenhum político quer ficar tachado por ser o responsável por tirar o carro dessas pessoas. Enquanto isso, veículos sem condição de circular continuam causando acidentes e tirando vidas de inocentes. Até quando?