Foto de Andréa D’Amato, www.andreadamato.com.br
Segunda, 4 de Junho/2012 às 20:30h
Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa
Praça da Liberdade BH
Entrada Franca
Estarão presentes no lançamento os mestres: Seu Orisvaldo, Seu Domingos, Zé Preto, Seu Raimundo, Seu Nenzico e João Rodrigues.
A Viola e seus Mestres
De origem ibérica, a viola chegou ao Brasil através dos portugueses no período colonial; fixou-se então como instrumento que agregou valor à formação cultural do povo brasileiro.
Encontramos na viola raízes fortemente ligadas ao ambiente rural onde destacam-se formas lúdicas de socialização e desenvolvimento dos trabalhos rurais. Traduzida em musicalidade que perpassa e descreve experiências e vivências, imaginários e afetos.
Foi neste cenário que o Projeto Mestres da Viola buscou seus protagonistas – a intenção foi ouvir aqueles que detêm ciência de saberes e fazeres relativos à viola, seja pelo tocar, pelo conhecimento histórico, ou por construir o instrumento.
Considera-se também sua dedicação às expressões das culturas populares, as experiências de vida e seu reconhecimento nas comunidades. Muitos dentre estes são responsáveis pela perpetuação de práticas coletivas religiosas, espirituais e místicas como as folias de reis, guardas e ternos de congada.
É importante ressaltar que este documentário ilustra de forma inicial uma proposta de mapeamento que tem como intenção instigar e descobrir, pelas Gerais e Brasis, tantos outros mestres mantenedores da cultura de viola. Decerto, há muitos mestres e mestras a serem ouvidos….
Sol Bueno – Coordenadora de pesquisa
Comentários
Parabéns pelo projeto.Continuem com outros do mesmo naipe.
Gilma