Denise Paiva: “Era outra história”.

Publicado por Editor 3 de julho de 2009

Denise Paiva: “Era outra história”.

A Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, em co-edição com a Fundação Astrogildo Pereira, entidade formuladora de doutrina ligada ao Partido Popular Socialista, PPS, lançou no dia 1º de julho último o livro “Era outra História – Política Social do Governo Itamar Franco – 1992-1994”, de autoria de Denise Paiva. O lançamento ocorreu no dia 1º de julho, quarta feira, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes, ligado àquela universidade, em Juiz de Fora – MG.

Denise Paiva nasceu em Juiz de Fora, e se graduou em Serviço Social na PUC-MG em Belo Horizonte. Foi assessora de assuntos sociais da presidência da república durante o governo Itamar Franco, e nesta obra busca um resgate da história recente do Brasil sob a ótica das políticas sociais, com a visão de quem teve um papel fundamental em sua concepção e formulação.

O livro mostra como o governo Itamar Franco inaugurou um novo contexto da política social, dando vez e voz à sociedade civil e fortalecendo a governabilidade em um período delicado, no qual havia se retomado recentemente à democracia, e em seguida a um governo que terminou com o impeachment do presidente.

De acordo com a autora, o livro procura resgatar uma importante etapa da história brasileira que os meios acadêmicos e políticos relegaram ao limbo. “É um momento sobre o qual o país precisa se debruçar e estudar melhor”. Sem dúvida, depois da década de 80, que ficou conhecida como “década perdida”, para superar os traumas do regime de força e das desilusões dos primeiros governos civis, era preciso refazer o tecido social, reconstruindo uma convivência sem o uso da coerção do aparato estatal e consolidando a credibilidade das instituições democráticas.

A trama desse tecido teve seu início no governo Itamar sob a inspiração do presidente, que convidou todos os movimentos sociais organizados e partidos políticos que os representavam a apresentarem sua contribuição. A autora, que acompanha o presidente Itamar desde a prefeitura de Juiz de Fora em 1973, e que teve importante passagem pela prefeitura de São Paulo, onde na gestão Luíza Erundina coordenou a participação popular nas decisões e fiscalização da gestão, foi a regente que conduziu essa tessitura. Além da própria Erundina, levou para dentro do governo cabeças como Betinho, Dom Mauro Moreli, figuras respeitadas no meio acadêmico, além de facilitar a interlocução com os partidos que se diziam à esquerda do presidente Itamar.

“A política social colocada em prática naquela época deu base inclusive para se implantar um plano econômico vitorioso, como o Plano Real”. Não por acaso a data escolhida para o lançamento coincide com o aniversário de 15 anos do Plano Real, que foi gestado sobre a presidência de Itamar.

Denise explica que sua idéia de contar esta “outra história” surgiu de uma responsabilidade ética e cívica de se compartilhar um momento tão importante para o país, até hoje pouco analisado e do qual teve o privilégio de participar. A autora reaviva o momento de forma compartilhada, trazendo, para contar a história, outras pessoas que participaram do governo Itamar Franco, nas mais diversas áreas. Para desenvolver a presente obra, a autora dedicou dois anos a um intenso trabalho de pesquisa, entrevistas e análise de documentos da época.

Denise conta que realizou a primeira entrevista para o livro no dia 7 de junho de 2007, com Plínio de Arruda Sampaio. “Dessa entrevista saí com a certeza de que tinha a história e o roteiro na mão”. Denise ressalta que o livro mostra as contradições desse momento político: “Todo processo político é contraditório e eu procurei me debruçar também sobre estas contradições”.

A obra tem uma linguagem fluente e acessível, além de transpirar emoção. As entrevistas são registradas no livro em forma de diálogo, o que contribui para uma maior aproximação entre leitores e personagens. A escolha desta linguagem é uma forma de aproximar a obra dos jovens. O livro é de importância para todos que se interessam pela História do Brasil, bem como estudiosos de áreas específicas como comunicação, serviço social, administração, política, direito e ciências sociais, por descrever todo um sistema de governo que empreendeu esforços em todas essas áreas para alcançar um bem comum.

Comentários
  • Augusto César barreto Dantas ( Alfa 12) 4595 dias atrás

    Olá Sra. Denisa Paiva,
    Eu sou um dos amigos e colaboradores do governo Itamar… A Sra. já ouviu falar de mim palo Itamar ou pelo min. Hargrives? Já leu algumas das minhas cartas mandadas por mim para ele?
    Aguardo sua resposta!
    Augusto César Barreto Dantas ( Alfa 12)

  • Renato Carvalheira do Nascimento 4849 dias atrás

    Li recentemente e por um acaso também estive na mesma época (final dos anos 70) em Moçambique (capital Maputo), mas era muito pequeno. Sou filho do professor Elimar Nascimento e fiquei muito emocionado ao ler o livro. Mereceria até outra edição com a realização das entrevistas de Erundina e do Cristovam Buarque. Lembro que o senador, então Reitor da UnB na segunda metade dos anos 80, criou o prêmio Josué de Castro, além de apoiar Anna Peliano em seus estudos na própria universidade. Por outro acaso da vida, estou fazendo o doutorado sobre o Consea e o livro foi de suma importância para melhor compreender a Era Itamar. PARABÉNS pelo livro!!!

  • Denise Paiva 5377 dias atrás

    Querida Aldadei,

    Você é marcou minha história com sua coragem e criatividade em criar o Esporte à Meia Noite, dando um notável exemplo de como enfrentar a criminalidade, as drogas, a rivalidade entre gangs, de forma saudável e sobretudo efetiva. Preciso contatar vc. urgentemente. Mande seu email.Saudades Denise

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!