Esse país existe!

Publicado por Carlos Scheid 14 de setembro de 2015

melhorimgdesempre

Imagine um país pacífico, ordeiro e sem problemas sociais. Um país onde a democracia seja vivida em alto nível. Ali não há um único analfabeto e um terço da população possui o curso superior. Se você tiver uma dor de dente, tecla um telefone e, em 15 minutos, um dentista vai à sua casa para atendê-lo, gratuitamente, pois o governo é quem paga. Os presídios desse país estão sendo desativados, já que faltam criminosos a serem presos. O ambiente natural é cuidadosamente preservado. A renda per capita anual beira os 60 mil dólares.

Você gostaria de viver nesse país? Gostaria? Para quê? – pergunto eu. Aliás, esse país existe: é a Suécia. Só que eles não precisam de você, pois todos os problemas já foram resolvidos. Ali, por certo, qualquer um morreria de tédio. Deve haver outro país onde você seria mais útil, não?

Enquanto isso, tente imaginar um país diferente. Neste outro, os analfabetos acima de 14 anos de idade são 14 milhões. O sistema educacional está falido e os doentes não conseguem atendimento médico adequado. Os presídios estão superlotados com 608.000 presos, a 4ª população carcerária do planeta. A corrupção corroeu suas principais empresas, com os dirigentes presos ou sendo processados. O desmatamento e a poluição urbana atingem taxas alarmantes. A renda per capita da população beira os mil reais por ano.

Gostaria de viver neste país? Ora, você já vive nele: é o Brasil. Aqui, sim, você é necessário, pois há muita coisa a construir, corrigir, recuperar. Este é o país que necessita de gente ativa, criativa, disposta a pôr em ação seus dons e habilidades. É aqui que precisamos de cidadãos honrados, profissionais dedicados e – por que não dizer? – dispostos ao heroísmo.

Viver em um país como o Brasil abre a qualquer um grandes possibilidades de atuação social e de construção humana. Não podemos deixar de agradecer por essas oportunidades. Muita gente tem aproveitado esta realidade para prestar bons serviços à população, como a médica Zilda Arns, o arquiteto Oscar Niemeyer e o educador Paulo Freire.

Em tempo: no primeiro país, a Suécia, 75% dos habitantes se declaram ateus ou agnósticos. E ali se registra o 2º mais alto índice de suicídios do planeta. Gente feliz, parece…

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!