A cidade de Minduri, MG, acolhe em sua igreja matriz uma obra de arte admirável. Trata-se de um trabalho do escultor e restaurador ROBERTO GUIMARÃES, que nasceu em Varginha, MG, em 1958, mas passou toda a sua infância em Minduri.
Esculpido em cedro, o Cristo mede 2m20cm de altura. A peça mantém a cor natural da madeira, que apenas foi protegida com cera de carnaúba e leve camada de verniz. Segundo informa o autor, o tronco original pertencia a uma árvore com 97cm de diâmetro, fulminada por um raio.
Esta imagem do Sagrado Coração de Jesus data de 1997 e foi uma encomenda do então-pároco Pe. José Bittar, conhecido por seu gosto artístico.
O achado especial de Roberto Guimarães na criação deste Cristo – e que o destaca dos demais – foi ter conseguido imprimir à imagem um gesto compósito, em que associa simultaneamente a atitude de acolhida (nos braços estendidos) e o gesto de bênção (na leve inflexão das mãos para baixo).
A face de Jesus é a de um homem viril, onde se juntam a força juvenil e a serena maturidade, fugindo ao lugar-comum de tantas imagens melosas e românticas que não fazem jus ao Mestre de Nazaré.
A imagem mostra, no peito, o coração envolvido na coroa de espinhos (leve concessão ao estilo barroco dominante nas cidades históricas de Minas Gerais), enquanto uma chama cresce para o alto, onde se pode ver, sem esforço da imaginação, a forma de uma pomba, símbolo bíblico do Espírito Santo.
Já conhecida fora do âmbito nacional, a arte de Roberto Guimarães tem o aplauso de vários especialistas, como o escultor espanhol Romero Zafra, que elogia a qualidade de sua obra.
Atualmente, Roberto mantém sua oficina de trabalho em Minduri.
Contatos: robertoguimaraes48@yahoo.com.br