Artigos
Mais lidos do mês
Citações de Carlos Castaneda – frases do mestre Don Juan Matus
18 de dezembro de 2018
A diferença básica entre um homem comum e um guerreiro é que um guerreiro toma tudo como desafio, enquanto um homem comum toma tudo como bênção ou como castigo. A…
II – Santa da Pedra, Romaria e Devoção Popular
20 de agosto de 2023
Da série Peregrinações Religiosas no Grande Sertão O Pequeno distrito de Santa da Pedra no município de São João do Pacuí, no Norte de Minas Gerais, a cada ano, se…
Abraço de Tamanduá
9 de outubro de 2015
Nos dias em que passa em seu sítio Estação, no município de Abaeté, Nelson, marido de minha sobrinha Cida, experimentando a vida de aposentado, caminha ligeiramente, entre 5 e 7…
Canabis, recurso natural renovável – parte X
19 de dezembro de 2024
Rudolf Diesel Continuação da parte IX: https://www.metro.org.br/felipe-arellano/canabis-recurso-natural-renovavel-parte-ix/ Hoje, normalmente se dizer “diesel” é sinônimo de dizer petróleo ou seu derivado. Ironicamente, o inventor do motor diesel, o engenheiro franco-alemão Rudolf…
Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás!
11 de janeiro de 2010
Depois de Rudyard Kipling com seu poema “Se”, foi o grande comandante Ernesto Che Guevara quem nos trouxe o ensinamento sobre manter a serenidade e a ternura sempre. A sabedoria…
A Lista de Harold Bloom
29 de setembro de 2010
Harold Bloom, ex-professor da Universidade de Yale, ensaísta e crítico literário de renome, escreveu O Cânone Ocidental. Faz tempo que chegou ao Brasil e já deve ter sido dissecado pelos…
Levi Campos
28 de outubro de 2024
Para completar a história dos filhos varões de meu tio Xisto, hoje escrevo sobre meu primo Levi Campos. Sua história é a história da modernização da administração pública e da…
Nelson Rodrigues – Frases 2 – O casamento, a mulher
4 de outubro de 2019
O casamento O casamento não é culpado de nada. Nós é que somos culpados de tudo. O marido não deve ser o último a saber. O marido não deve saber…
Mário Quintana – frases VI – O tempo, a velhice, a morte
15 de junho de 2022
Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de…
De entre montanhas
25 de novembro de 2024
De entre morros Em Minas Levo ao cabo meu viver Barroco De entre serras Neblinas Espreito o alvorecer Por sobre a cordilheira Etérea Férrea Enquanto feérica Gira no espaço A…
III – Frases de Sócrates – As Virtudes
9 de fevereiro de 2012
Pessoas sábias falam sobre idéias, pessoas comuns falam sobre coisas, pessoas medíocres falam sobre pessoas. A mentira nunca vive o suficiente para envelhecer. Quem melhor conhece a verdade é mais…
Saudades da BH de outrora
12 de dezembro de 2024
Me recordo do deslizar silencioso dos tróleibus, e o ronco agradável dos bondes em frente ao abrigo próximo à Rodoviária, sem a fumaça preta dos ônibus de hoje. O cheiro…
Fogão a Lenha
19 de abril de 2016
O fogão a lenha, hoje restrito a ambientes especiais, já foi presença fundamental em todas as casas. Só a partir da década de 1950 eles começaram a ser substituídos pelos…
A Folia de Reis em minha memória
30 de dezembro de 2024
Na nossa pequena cidade de Pompéu, quando eu era criança, lá pelos idos de 1950, no período de 24 de dezembro, véspera de Natal, até o dia 6 de janeiro…
Bem-me-quer, Mal-me-quer…
27 de setembro de 2013
Dia desses, em Pompéu, encontrei esta flor numa hortinha de fundo de quintal, derramando luz e poesia nos canteiros de verdura. O hortelão vai falando com entusiasmo do seu mundo, da sua vivência…
A Segunda Atenção: o Desconhecido
17 de maio de 2022
Uma parte maior da consciência, a segunda atenção, abrange o conhecimento de que precisamos para perceber nosso casulo luminoso e para agir como seres luminosos. A segunda atenção, permanece como…
A Luz Santana
2 de setembro de 2016
Vivi na cidade de Pompéu até 1959, quando, com 17 anos, mudei-me para Belo Horizonte. Até aquele ano, durante as noites sem lua, eu que morava em uma ponta de…
A GUERRA DOS EMBOABAS – parte V – Desdobramentos
10 de agosto de 2021
Capitania de São Paulo e Minas do Ouro (1709-1720) Manuel Nunes Viana “governou” por apenas um ano e, em 1709, devolveu o governo nas mãos da coroa. Em 9 de…