Teatro Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60
Santa Efigênia –Belo Horizonte
14 de outubro, quinta-feira – 21h
Ingressos R$20 e R$10
Informações: 31-8721-7122
Um Pote para matar a sede de quem gosta da boa música de viola caipira. A melodia vem do chão, da musicalidade, da poesia. Deste encontro telúrico nasce o “Pote”, um CD independente e inédito, criado em parceria com violeiros e os cantadores, Pereira da Viola e Wilson Dias, e o poeta e jornalista João Evangelista Rodrigues. Três mineiros de águas fortes e confluentes, vindos respectivamente, dos Vales, do Mucuri, do Jequitinhonha e do São Francisco. Três vertentes com raízes comuns no que diz respeito à cultura popular, ao sentimento de religiosidade e às convicções políticas, fundados na amizade e na defesa da cidadania.
O CD “Pote” pode ser definido como contemporâneo e primitivo. Rústico e refinado. Feito a mão. Modelado pela sensibilidade da palavra e conduzido pelo fio mágico dos acordes da viola. O “Pote” emerge da imaginação, dá asas ao sentimento, vivifica as coisas e objetos perdidos e/ou esquecidos no sertão. O mesmo infinito e indefinido sertão de João Guimarães Rosa, ao mesmo tempo íntimo, concreto e transcendental. Um sertão que todos somos ainda apesar das urbanidades e desurbanidades contemporâneas.
Em todas suas dimensões de utensílio, de arte, o pote é sagrado pelos segredos que contém e revela, por suas qualidades pictóricas. Um pote pode servir ainda de sepultura, de túmulo, e isto só aumenta e valoriza seu potencial significativo, sua transcendência. Em nada diminui, portanto, a magia de sua beleza. Quando animado pela poesia e pela música cria asas, canta e voa feito pássaro entre montanhas mineiramente latinas. No CD, faixas como Sem Desatino, Mulheres de Argila, Sagarana Ana, Pacha Mama, Fim de Tarde, Latina e Tributo; sem nenhum prejuízo crítico para as ouras canções que integram o disco, atingem alto grau de expressividade poético-musical. Seja pelo lirismo ou pelo comprometimento com a vida e o desatino do ser humano em um planeta ameaçado.
Os Compositores
De certa forma, O Cd “Pote”, o sexto da carreira artística de Pereira da Viola e o quarto da de Wilson Dias, é um desdobramento natural do trabalho que estes violeiros vem desenvolvendo juntos nos últimos anos. Pereira e Wilson participam também do projeto Vivaviola, criado em 2008. O poeta João Evangelista Rodrigues é parceiro de Pereira da Viola desde o lançamento do primeiro Cd do compositor, “Terra Boa”, do qual participa com a música Veio Caipira.
Nosso Mutirão:
Músicos: Carlinhos Ferreira, Dito Rodrigues, Pedro Gomes, Wallace Gomes e Gladson Braga.
Participações especiais: bailarina Patrícia Sene (direção de cena e interpretação de coreografias de autoria própria) e Bartira.
Confecção dos potes: Ana Ismar.
Criação de Luz: Túlio Márcio Rezende .
Comentários
Amo receber este site metro, sua riqueza cultural é imensa. Às vezes fico desejosa de adquirir ex. CD pote e não encontro e não descobri como pedir via net. Parabéns a quem participa dele.