Milton Almeida dos Santos, foi o mais importante geógrafo brasileiro. Também graduado em direito, se especializou na urbanização dos países pobres. Escreveu 40 livros, mais de 300 trabalhos científicos, deu aulas em universidades europeias, norte-americanas, latino-americanas e africanas, e recebeu o título de doutor honoris causa em mais de 20 universidades pelo mundo.
As frases célebres de Milton Santos
Reconhecido internacionalmente pelas reflexões sobre a evolução da dinâmica geográfica, do modo de viver e das implicações sociais das alterações do mundo. Iremos publicar algumas de suas frases mais impactantes divididas por temas.
Parte I – Política
Tendo sempre afirmado que não é possível ser humano no mundo sem ser político, um dos assuntos mais presentes na fala de Milton Santos era a pobreza, as desigualdades sociais, o que ele acreditava ser a perversão do mundo capitalista e globalizado.
“Toda interpretação tem um conteúdo político.”
“A menor descrição que eu faço de uma parte da terra, também é uma descrição política. Não dá para falar em nada sem falar de política, sobretudo hoje quando os instrumentos de poder se aperfeiçoaram.”
“Nunca na história da humanidade houve condições técnicas e científicas tão adequadas a construir o mundo da dignidade humana, apenas essas condições foram expropriadas por um punhado de empresas que decidiram construir um mundo perverso.”
“Cabe a nós fazer dessas condições materiais a condição material da produção de uma outra política.”
“As técnicas são implantadas nas sociedades e nos territórios a partir de uma política. Hoje, a política das empresas globais. Amanhã, a partir da política de Estado, impulsionados pelas Nações.”
“Eu me considero um intelectual “outsider”, coisa que é raro no Brasil: não pertenço a partido, grupos intelectuais, não respondo a nenhum credo, não participo de qualquer militância.”
‘Como primeira observação, lembremos que a cidadania se dá segundo diversos níveis. Sobretudo neste país, todos não são igualmente cidadãos, havendo os que nem são cidadãos e havendo os que não querem ser cidadãos, aqueles que buscam privilégios e não direitos.”
“Às vezes achamos que vamos ser fortes e aguentar até o final, mas chega uma hora que você realmente cansa de achar…”