Educação
O homem é o único animal que precisa trabalhar.
A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem.
É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.
É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.
O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.
Filosofia, Percepção
Não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar.
É precisamente ao conhecer seus limites que a filosofia existe.
Se todo o nosso conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que ele deriva por inteiro da experiência.
A simples consciência, empiricamente determinada, da minha própria existência prova a existência dos objetos no espaço fora de mim.
Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias.
Todo o conhecimento exige um conceito, por mais imperfeito ou obscuro que ele possa ser.
Experiência é percepção compreendida.
Pensamentos sem conteúdos são vazios; intuições sem conceitos são cegas.
A razão humana é atormentada por questões que não pode rejeitar, mas também não pode resolver.
A geometria é a ciência de todas as espécies possíveis de espaços.
A geometria é uma ciência sobre as propriedades do espaço de forma sintética e ainda determinado a priori.
Só podemos falar de espaço do ponto de vista humano.
Eu não digo, que os corpos parecem simplesmente seres externos ou que minha alma parece simplesmente dada na minha autoconsciência, quando afirmo que as qualidades do espaço e do tempo — segundo as quais, como condição da sua existência, coloco os corpos e a alma — estão no meu modo de intuir e não nesses objetos. Seria um erro meu se transformasse em mera ilusão aquilo que devo considerar como fenômeno.
O juízo é o conhecimento imediato de um objeto, consequentemente a representação de uma representação desse objeto.
O juízo em geral é a faculdade de pensar o particular como compreendido sob o universal.
O homem encontra realmente em si uma faculdade pela qual se distingue de todas as outras coisas, mesmo de si mesmo na medida em que é afetado por objetos, e essa faculdade é a razão.